Embaixada de Portugal na Arábia Saudita

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Casa aberta no dia 23

Caros amigos,

aproximando-se o fim das minhas funções enquanto Embaixador de Portugal na Arábia Saudita, gostaria de me poder despedir dos portugueses que aqui vivem e trabalham. Gostei de conhecer a todos.

Para isso, juntamente com a minha mulher, gostaria de convidar todos a virem a um convívio informal na Residência da Embaixada em Riade, no próximo dia 23 de novembro, 5a.-f., entre as 20h00 e as 23h00. A casa estará aberta, todos os que se apresentarem com um passaporte português são bem vindos. O traje será informal.

Não havendo propriamente convites, esta mensagem está a ser enviada aos endereços eletrónicos que constam dos nossos registos e colocada uma chamada no nosso portal https://www.riade.embaixadaportugal.mne.pt . Contudo, admitindo que nem todos os portugueses na Arábia Saudita estejam inscritos ou que a Embaixada tenha todos os contactos mais atualizados, peço que funcione também o "passa palavra", para que acabe por chegar ao maior número possível de compatriotas nossos neste país.

A todos os interessados, peço que nos confirmem sem demora as respetivas presenças com um email para o endereço riade@mne.pt, para podermos calcular aproximadamente as presenças. Espero que adiram a esta ideia e que nos vejamos no dia 23.

Abraço amigo

Manuel Carvalho

Embaixador de Portugal em Riade


 

A Residência situa-se em 1, Abi Jaa’far Al Ghornati St., AlWoroud, muito perto da Embaixada. As coordenadas para o GPS são: 24.7165833, 046.6787167

Localização da Residência 

Mensagem aos Portugueses residentes na Arábia Saudita

Caros portugueses residentes na Arábia Saudita:

Todos saberão da existência de fortes tensões em toda a região do Médio Oriente e que por vezes se manifestam na Arábia Saudita.

Como todos saberão também, desde Março de 2015, a Arábia Saudita está diretamente envolvida no conflito militar que decorre no Iémen. Tem sido desde então frequente o disparo de mísseis daquele país, com cidades fronteiriças sauditas como alvo. Porém, em Outubro de 2016, mísseis balísticos disparados do Iémen foram intercetados sobre o deserto a cerca de 600 km da fronteira, sem provocarem vítimas ou estragos, mas já bem no interior do território da Arábia Saudita, perto das cidades de Meca e Jeddah.

Em 2017 foram surgindo notícias, por vezes sem confirmação segura, de novos disparos de mísseis, mas que provavelmente se terão despenhado no deserto, sem provocar estragos.

Ontem, 4 de novembro de 2017, um míssil disparado pelos rebeldes iemenitas foi abatido pela defesa antimíssil saudita perto do aeroporto de Riade. O incidente foi bem visto, sentido e ouvido em várias zonas da cidade de Riade e foi reportado pela imprensa, provocando alarme, mas sem quaisquer estragos. O funcionamento do aeroporto de Riade prosseguiu. Segundo especialistas, para o míssil chegar tão longe (cerca de 900km), provavelmente não tinha carga explosiva.

A situação continuará a ser acompanhada atentamente. O quadro não é fundamentalmente novo face à realidade que se conhece desde há algum tempo, mas ontem houve um desenvolvimento que justifica relembrar os anteriores apelos à prudência e cautela. A Embaixada dará novas informações ou avisos, se surgirem factos novos. Convidamos todos a consultarem a página internet https://www.riade.embaixadaportugal.mne.pt/pt/

De modo geral, cidadãos portugueses que prevejam estadias mais demoradas devem registar-se sem tardar na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Riade (e enviar preliminarmente um e-mail com a identificação e contactos dentro do país para riade@mne.pt).

Recomenda-se ainda que os visitantes se informem sobre as condições de segurança antes de deslocações dentro do país e, em especial, que evitem ir às zonas fronteiriças, particularmente com o Iémen (sul do país) e com o Iraque (norte do país), dada a possibilidade de consequências da instabilidade que afeta os referidos vizinhos, bem como a certas zonas da Província Oriental onde se registaram incidentes. Situações de risco podem surgir noutras partes do país.


Aos visitantes vindos do exterior, antes de partirem para a Arábia Saudita recomenda-se:

- consulta do Portal das Comunidades - Secção Conselhos aos Viajantes (http://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes/a/121-sa#condições-de-segurança);

- contacto com Embaixada de Portugal em Riade e ao Gabinete de Emergência Consular a fim de comunicar os dados pessoais e verificar as condições de segurança (riade@mne.pt; gec@mne.pt)

- respeitar e observar as regras sociais, religiosas e os costumes locais, bem como os conselhos e recomendações de segurança acima referidas.


Sugere-se que seja tomada nota dos números de telefone de emergência:

- Gabinete de Emergência Consular (em Portugal):

- Telemóvel de emergência atendimento 24 horas: +351961706472

- na Arábia Saudita (NB: o operador pode só falar árabe):

- Polícia: 999;

- Ambulâncias: 997;

- Proteção Civil: 998;

- Polícia de trânsito: 993.

Agradece-se a todos os portugueses que tenham conhecimento de compatriotas nossos na Arábia Saudita que não tenham recebido esta mensagem, o favor de lhes darem conhecimento de quanto precede.

Embaixada de Portugal em Riade

05/11/2017

Embaixador de Portugal em Riade reúne-se com o Secretário Geral da KAFRA

No dia 30 de outubro de 2017, o Embaixador de Portugal em Riade, Manuel Carvalho, foi recebido pelo Dr. Fahad AlSammari, Secretário Geral da “King Abdulaziz Foundation for Research and Archives” (KAFRA), também conhecida por “Darah”, no seu gabinete.

O encontro deu-se no seguimento da aprovação pelo Conselho de Ministros saudita do “Memorando de Entendimento entre o “Darah” King Abdulaziz (Arquivo) do Reino da Arábia Saudita e a Presidência do Conselho de Ministros da República Portuguesa respeitante à Cooperação no Âmbito dos Registos e dos Arquivos”, assinado em Lisboa em abril de 2016.

Na reunião falou-se no aprofundamento da cooperação entre a Fundação e várias Instituições portuguesas, no seguimento do referido Memorando de Entendimento.   

IMG 20171101 WA0001

Dr. Fahad AlSammari (esquerda); Embaixador Manuel Carvalho (Direita)

Fotografia cortesia da KAFRA                                                                                  

 

Contactos

Bdlg 56, Prince Faisal bin Sa'ad bin Abdulrahman St., Al Worood. Perto/near Kingdom Tower
Riyadh, Kingdom of Saudi Arabia

+966 114 826 964
+966 114 822 147
riade@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.riade@mne.pt (Secção Consular)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático