Embaixada de Portugal na Arábia Saudita

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Estudar e Investigar em Portugal - Acesso ao Ensino Superior para Emigrantes

A aposta de Portugal no conhecimento, no estímulo à criatividade e inovação, constitui uma prioridade do XXI Governo Constitucional, materializada, entre outros domínios, na definição de políticas públicas no domínio da internacionalização, envolvendo as áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros.

Em Portugal, o ensino superior e o sistema de ciência e tecnologia têm conhecido um processo de internacionalização sem precedentes, alcançando um reconhecimento expresso a diversos níveis. Entre outros aspetos nos seguintes planos: aumento de 119% do número de estudantes estrangeiros nos últimos 8 anos; crescimento de 74% de doutorados entre 2000 e 2010; nos últimos 25 anos a produção científica portuguesa aumentou 35 vezes e as instituições de ensino superior portuguesas alcançam a cada ano melhores lugares nos principais rankings internacionais de referência, 7 cursos no Top 50 do ranking de Xangai em 2018.

No sentido de promover o conhecimento e a internacionalização dos Sistemas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Governo Português lançou a iniciativa Estudar e Investigar em Portugal / Study & Research in Portugal, compreendendo uma plataforma de divulgação das instituições, projetos e atividades relacionadas com o ensino superior, a ciência e a tecnologia nacionais.

Study & Research in Portugal é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

Um dos objetivos inscritos no plano de promoção da Iniciativa Estudar e Investigar em Portugal dirige-se especificamente às comunidades portuguesas no estrangeiro, dando a conhecer o que representa hoje o sistema de ensino superior e de ciência e tecnologia em Portugal, constituindo alternativa e oportunidade para estudar ou investigar, investir e promover mais conhecimento, gerando contextos de inovação de referencia internacional. Os emigrantes portugueses e seus familiares mais diretos no estrangeiro podem se candidatar ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Tendo mesmo acesso a um contingente especial, com um número de vagas reservadas correspondente a 7% do total. Para mais informações sobre este e contingente, condições de acesso e candidatura, os interessados podem visitar esta página da Web.

Lisboa um destino de Cruzeiros

Atracou, na passada Segunda-feira, no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia em Lisboa, o maior Iate residencial do mundo, o The World. As quase 200 famílias que nele residem poderão assim visitar a capital portuguesa.

Este cruzeiro é apenas um de centenas que atraca em Lisboa anualmente, tendo os números deste tipo de Turismo aumentado consideravelmente nos últimos anos. De acordo com dados do Porto de Lisboa, nos primeiros 6 meses de 2018, 148 navios de cruzeiro fizeram escala em Lisboa, trazendo consigo mais de 220 mil passageiros, um aumento de 15% face ao período homólogo.

Chegado o Verão e a época alta, as previsões são que estes números mantenham a trajetória de crescimento. Em 2018 são esperadas 350 escalas de navios e 600 mil passageiros. A serem confirmados, seria um aumento de 15% face a 2017.

river

 

Contactos

Bdlg 56, Prince Faisal bin Sa'ad bin Abdulrahman St., Al Worood. Perto/near Kingdom Tower
Riyadh, Kingdom of Saudi Arabia

+966 114 826 964
+966 114 822 147
riade@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.riade@mne.pt (Secção Consular)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático