Embaixada de Portugal na Arábia Saudita

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres

                         orange the world.fw

 

25 de novembro é o Dia internacional para eliminação da violência contra mulheres, uma das mais devastadores violações dos direitos humanos de mulheres de todo o mundo. A igualdade entre mulheres e homens bem como a eliminação de todas as formas de discriminação contra mulheres são direitos humanos fundamentais. Apesar disso, mulheres continuam a ser mortas, violentadas, exploradas, raptadas, mutiladas e forçadas a casar. Neste dia a Instituições da União Europeia estão iluminadas de laranja como parte da campanha UNiTE, para simbolizar um futuro mais brilhante sem violência.

Num comunicado da UE por ocasião deste Dia internacional para eliminação da violência contra mulheres é frisado mais uma vez que a violência tem de acabar. E também reafirmado que “ a UE vai continuar a trabalhar afincadamente com todos os instrumentos à sua disposição para eliminar a violência contra as mulheres, tornando-a uma coisa do passado. “

No seu discurso de lançamento da iniciativa a Alta Representante da UE Federica Mogherini disse que “a Violência contra as mulheres está muitas vezes enraizada em antigas atitudes e preconceitos”, foi também sublinhado que “ as mulheres têm de dizer a outras mulheres que é correto denunciar e que os abusos nunca, mas nunca são culpa sua.” Mas as coisas têm vindo a mudar, um pouco por todo o mundo. “As Atitudes e mentalidades não são eternas” diz Federica Mogherini. No Sudeste Asiático, a percentagem de raparigas casadas com menos de 15 anos desceu para a metade. No continente africano milhares de comunidades estão a abandonar e a denunciar publicamente a horrível prática de mutilação genital feminina. 


https://eeas.europa.eu/delegations/saudi-arabia/35796/time-orangetheworld-and-end-violence-against-women-and-girls-saynostopvaw-metoo_en

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail